O IV Simpósio Brasileiro de Biologia da Conservação já começou...

Este é o portal de discussão online que, ao longo do ano, servirá como base para elaborarmos diretrizes e recomendações para os novos rumos da Biologia da Conservação no Brasil. 

Você quer ajudar na elaboração de soluções para as questões ambientais em nosso país?

Então você não pode ficar de fora desta. Participe e deixe seus comentários e observações abaixo dos temas selecionados. Essa é uma oportunidade única de contribuir ativamente nesta nossa rede de interação.

O que os clientes co

TEMAS DO PRÉ-SIMPÓSIO ONLINE

A cada mês fomentando um tema sobre conservação no Brasil. Entre na sala virtual para ter acesso ao conteúdo e participar das discussões.

TEMA 1
Planos de ação para a conservação de espécies e ecossistemas
João da Silva
Vamos conversar e discutir sobre Planos de Ação para conservação de Espécies e Ecossistemas. Vamos explorar um mecanismo muito interessante que existe no Brasil que é o Plano de Ação Nacional (PAN). Na verdade existem mais de 50 PAN's distribuídos em várias regiões do país. Um dos grandes destaques positivos desta ferramenta é que, desde o seu planejamento até a sua execução, é prevista a participação de diversos atores da sociedade, como: cientistas, órgãos governamentais, terceiro setor e profissionais independentes.

Participa também uma grande referência mundial na conservação de espécies, a ONG internacional "SAVE THE FROGS!". Desde 2008, funcionários e voluntários desta ONG realizaram mais de 1.800 eventos educacionais em 62 países pelo mundo, para inspirar, educar e capacitar pessoas para proteger e cuidar dos anfíbios. Conversamos com o fundador e diretor desta instituição, o Dr. Kerry M. Kriger sobre os desafios deste fantástico trabalho e como os diversos obstáculos em diferentes locais são enfrentados.

TEMA 2
 Os profissionais da conservação estão preparados para a gestão de conflitos?
João da Silva
Neste tema discutimos como o profissional da conservação está lidando com a gestão de conflitos. Será que estamos sendo treinados em nossa formação para lidar com problemas diversos? Como deveria ser a formação de um profissional da conservação, pensando na atuação de um pesquisador, gestor de Unidade de Conservação, analista ambiental, entre outras áreas de atuação. Para isso, vamos abordar o tema, utilizando como pano de fundo os ambientes ferruginosos. 

Esses geossistemas estão em constante conflito entre o uso de seus recursos (minério, água, solo...) e a sua preservação. Devido à sua pequena área, normalmente presentes em "ilhas" isoladas nas montanhas, esse ecossistema sofre grandes pressões, colocando em risco de extinção vários atributos para a conservação. Se você ainda não conhece a importância das Cangas (sistema ferruginoso) fique de olho nos conteúdos que iremos explorar em nosso portal. Então, esse é o momento para você deixar seus comentários falando da sua experiência em relação aos conflitos que você passa no seu trabalho, pesquisa ou qualquer atuação que demande uma gestão de conflitos. Participe! 
TEMA 3
Pesquisa e Gestão dos Recursos Hídricos
João da Silva
Água... o recursos mineral mais importante do mundo será o tema abordado neste mês de julho. Mais especificamente, trataremos dos assuntos relacionados a Pesquisa e Gestão dos Recursos Hídricos brasileiros. Mudanças climáticas, crises hídricas, impactos ambientais, destruição de ecossistemas e a necessidade de aprimorar o gerenciamento das águas, temos muitos assuntos para tratar em nossas discussões.

Serão discutidas pesquisas sobre estoque de carbono nos rios da Amazônia, a importância dos PELD’s (Projetos Ecológicos de Longa Duração), em especial o do Rio Doce, além de outras temáticas relacionadas. Participe das discussões e contribua para difundirmos boas experiências e os desafios relacionados a Gestão Hídrica no Brasil.
TEMA 4
Os diferentes usos do Solo
João da Silva

Esse é um tema amplo e com várias possibilidades de discussão. Nossa proposta vai ser de permear vários assuntos que implicam num uso mais adequado do solo, além de verificar o quanto estamos perdendo com biodiversidade e qualidade de vida ao não nos preocuparmos com o uso racional do solo nas tomadas de decisão pelo poder público.

Vamos conversar com especialistas que pesquisam a importante contribuição das florestas para a captura do carbono e todas as suas consequências para as mudanças climáticas. Trataremos de políticas públicas no uso de agrotóxicos e suas interferências na biodiversidade nativa. Como realizarmos uma agricultura menos impactante para o meio ambiente, entre outros temas que os próprios participantes estão indicando e, principalmente, produzindo como forma de colaboração para nossa rede online!
TEMA 5
Documentação da natureza
João da Silva
No mês de setembro nós abordaremos uma ferramenta poderosa que tem se tornado um aliado cada vez mais próximo para os profissionais da conservação: a fotografia e a documentação científica. Se bem utilizadas, imagens da natureza podem transmitir mensagens de forma rápida e clara para a sociedade, o que nem sempre é possível com os artigos científicos convencionais.


Imagens podem ser observadas, lidas e interpretadas por um grande número de pessoas independente do nível sócio-econômico, escolaridade ou grau de alfabetização. Para mostrar como isso tem sido aplicado na prática, nós vamos conversar com alguns dos maiores fotógrafos e documentaristas de natureza do Brasil e do mundo.

ORGANIZAÇÃO

Imagem

APOIO

Imagem
Imagem
Imagem
Contribua para gerarmos diretrizes da conservação. Deixe um comentário!